Fortalecendo Raízes - Pastagens mais produtivas

Noticia Fortalecendo Raízes - Pastagens mais produtivas da netbasic uberaba mg
terça-feira, 28 Julho, 2020

A pecuária brasileira apresenta a importante característica de ter grande parte da produção do rebanho criado a pasto. Isto é, produzir carne e leite com mais economia e praticidade. Em contrapartida, aproximadamente 70% das pastagens encontram-se degradadas ou em processo de degradação, isto é, com baixa produtividade de matéria verde e alto custo de produção.

Com o alto custo da terra e a expansão das áreas agrícolas, se faz necessário o uso de técnicas que visam recuperar essas áreas degradadas, tornando-as mais produtivas, com maior quantidades de unidades animais (UA) por hectare e, consequentemente, menor custo de produção e maior rentabilidade ao pecuarista. A Agronelli Insumos Agrícolas entende que o uso de gesso agrícola, aliado ao bom manejo da pastagem, é um insumo fundamental no processo de recuperação de áreas degradadas.

O gesso agrícola é um condcionador de solo rico em enxofre e cálcio. Têm como principal função reduzir a toxidez do alumínio e fornecer cálcio em profundidade, proporcionando o desenvolvimento das raízes em camadas mais profundas. Isso faz com que as raízes tenham acesso a um maior volume de água e nutrientes, além da maior eficiência na absorção desses, permitindo ganhos significativos na produtividade das forrageiras. E justamente por isso que o gesso é conhecido como um seguro agrícola contra a seca.

Para recomendação da Gessagem é necessário ter a análise de solo das camadas subsuperficiais de 20 a 40 cm de profundidade e saber qual o teor de argila. Existem vários métodos de recomendação de gesso, porém o mais utilizado é o proposto por Souza et al (2005), onde o solo deve apresentar as seguintes características:

Caso positivo, pode ser utilizar a seguinte fórmula: NG (kg/ ha) = 50 x argila (%). A sua aplicação é a lanço, não sendo necessário a incorporação. Pesquisas realizadas pela Embrapa, avaliaram o efeito do Gesso Agrícola no trabalho de recuperação de pastagem degradada de Brachiaria brizantha cv. Marandu em solo de Cerrado, que após dois anos de avaliação, a adição de Gesso aumentou o rendimento de matéria seca em até 50% (Figura 1).

Fonte: Circular Técnico Embrapa Cereais, Planaltina, nº 12 (2001)

A Agronelli Insumos contribui com o desenvolvimento de trabalhos com o uso de gesso agrícola nas pastagens, disponibilizando informações aos produtores que viabilize o seu uso. Dentre esses trabalhos, é possível destacar o realizado no município de Fernandópolis/SP em Brachiaria brizantha cv. Marandu, onde demonstrou-se o incremento de 24% em matéria verde no tratamento com gesso, se comparado à testemunha.

Faça sua cotação.

Você pode entrar em contato a nossa equipe vendas, por meio do chat onlie, dos telefones: 0800 940 0013 e (34) 3319-1300, ou ainda, pelos nossos canais de relacionamento.

WhatsApp Formulário de contato