Gessagem e calagem: o que você precisa saber

Noticia Gessagem e calagem: o que você precisa saber da netbasic uberaba mg
terça-feira, 11 Fevereiro, 2020

Gessagem e calagem: o que você precisa saber

Reunimos para você os principais pontos sobre as diferenças entre gessagem e calagem, duas práticas agrícolas que apresentam particularidades. No dia a dia do campo, é muito comum surgirem dúvidas em relação a aplicação, ação no solo e recomendações. E de forma abrangente, a calagem visa corrigir o pH ácido do solo e a gessagem, busca reduzir o efeito tóxico do alumínio e aumentar o fornecimento do cálcio em profundidade.

Confira as principais dúvidas em relação a gessagem e calagem.



O que é Calagem?

A calagem é o nome que se dá a correção da acidez do solo em superfície, isto é, 0-20 cm de profundidade. Dentre os produtos mais recomendados com melhor custo-benefício temos o calcário e silicatos.

 

O que é Gessagem?

É a aplicação do gesso agrícola, com benefício de condicionamento de solo, isto é, melhorando a qualidade físico-química do solo.

 

Qual a função da calagem?

Sua função corrigir a acidez do solo pelo aumento do pH, neutralizar o alumínio tóxico, aumentar teores de Ca e Mg, neutraliza o alumínio tóxico, corrigir a acidez do solo pelo aumento do pH. Portando, isso faz com que aumente a disponibilidade de nutrientes na solução do solo.

 

Qual a função da Gessagem?

Disponibilizar cálcio e enxofre, neutralizar o alumínio tóxico em profundidade propiciando o aumento do sistema radicular em profundidade, com isso a planta tem uma maior absorção de água e nutrientes.

 

Qual a diferença entre os dois?

Calagem: Atua nas camadas superficiais do solo, altera pH, fornecimento de Ca e Mg, elimina o Al tóxico, aumenta a CTC e melhora o aproveitamento dos nutrientes.

Gessagem: Atua nas camas subsuperficiais, não altera pH, fornece Ca e S, quanto ao Al ele neutraliza-o, aumentando então o sistema radicular em profundidade, obtendo maior uso da água e nutrientes.



gessagem e calagem

 

A recomendação de aplicação é a mesma?

As recomendações são mediante análise de solo, a calagem analisando solo de profundidade de 0-20 e a Gessagem de 20-40.

 

Quanto de calcário deve ser aplicado?

Dentre os métodos propostos, o mais utilizado é o método saturação de base:

NC = [CTC x (V2 – V1) x (100/PRNT)] / 100

Onde:

  • NC = Necessidade de calcário, em t/ha;
  • CTC = CTCpH7 (capacidade de troca de cátions) em cmolc/dm3;
  • V2 = Porcentagem de saturação por bases desejada;
  • V1 = Porcentagem de saturação por bases atual do solo (encontrada na análise do solo);
  • PRNT = Poder Relativo de Neutralização Total (encontrado na embalagem do calcário).



Quanto de gesso deve ser aplicado?

Dentre os métodos os mais utilizados é o de Souza e Lobato (2014), que leva em consideração a textura do solo, utilizando seguintes critérios:

  • Cálcio menor que 0,5 cmolc/dm3
  • Alumínio maior que 0,5 cmolc/dm3;
  • Saturação por alumínio maior que 20%;
  • Caso um dos fatores esteja dentro dos parâmetros, recomendar gesso.

1. Para culturas anuais:

NG (kg/ha) = 50 x % argila

 

2. Para culturas perenes:

NG (kg/ha) = 75 x % de argila

 

Necessário incorporação?

Por apresentar baixa solubilidade, para melhores resultados, pensando-se apenas na parte de maior disponibilidade do produto, é recomendado a incorporação (lembrando que com o advento do plantio direto, o não revolvimento do solo têm seus benefícios). Já o gesso por ser bastante solúvel e ser 150 X mais solúvel que o calcário, não é necessário incorporação.

 

Qual a época de aplicação?

O ideal da calagem é ser realizado 3 meses antes do plantio. O gesso, utilizado como condicionador de solo, é recomendado antes do plantio, associado ou não ao calcário. Já utilizado como fonte de S e Ca o gesso pode ser utilizado em pré-plantio, plantio ou mesmo em cobertura.

 

O que é mais vantajoso para o produtor?

O calcário e o gesso por apresentarem funções distintas, é incorreto analisar qual o mais vantajoso, já que a associação dos dois é uma excelente ferramenta para o melhor manejo do solo e o aumento da produtividade das culturas.

 

Faça sua cotação.

Você pode entrar em contato a nossa equipe vendas, por meio do chat onlie, dos telefones: 0800 940 0013 e (34) 3319-1300, ou ainda, pelos nossos canais de relacionamento.

WhatsApp Formulário de contato